domingo, 24 de agosto de 2008

SEITAS

Seitas
O termo "seita" refere-se geralmente a grupos religiosos não convencionais, embora algumas vezes seja usado para grupos não religiosos que partilham com aqueles vários pontos. Por exemplo, alguns referem-se à Amway como seita, mas penso que o termo é melhor usado para grupos como Cientologia, a Igreja da Unificação do Rev. Sun Myung Moon, Aum Shinrikyo, os Hare Krishnas, os Davidianos de David Koresh, a Ordem do Templo Solar (74 suicidios em 1984), a Igreja Universal e Triunfante de Elizabeth Clare, os Unarianos, Heaven's Gate (39 suicidios em 1997), e o grupo que seguiu o Rev. Jim Jones para a Guiana onde mais de 900 se uniram num massacre/suicidio ritual em 1978.
Três ideias parecem essenciaia ao conceito de seita. Um é pensar em termos de nós/eles com total alienação dos eles. O segundo são as intensas, embora por vezes subtis, técnicas de endoutrinação usadas para recrutar e manter os membros. O terceiro é o carismático lider da seita. A seita envolve geralmente a crença de que fora desta tudo é mau e ameaçador; dentro da seita temos o caminho para a salvação através do seu lider e dos seus ensinamentos. As técnicas de doutrinação incluem
1) Sujeição ao stress e fadiga 2) Disrupção, isolamento e pressão 3) Autocritica e humilhação 4) Medo, ansiedade e paranoia 5) Controle de informação 6) Escalada do compromisso 7) Uso de auto-hipnose para induzir "picos" de experiencias [Kevin Crawley]
Claro que há um lado positivo nas seitas. Obtem-se amor, um sentido de pertença, de ser especial, de ser protegido, de ser livre do mal do mundo, de estar no caminho da salvação eterna, de ter poder. Se o culto não satisfizesse necessidades que a vida fora da seita não satisfaz, as seitas não existiriam.
Um erro comum sobre seitas é a ideia de que os seus membros são doentes ou sofreram lavagens ao cérebro As provas disto são escassas. Consiste apenas da sensação subjectiva de que ninguem no seu juizo poderia escolher acreditar naquilo que os membros da seita acreditam. Por exemplo, os 39 membros do Heaven's Gate acreditaram que uma nave espacial vinha buscá-los para os levar a um "nivel superior". Acreditaram que o seu lider, Marshall Applewhite (ou Do e Bo), era Cristo que voltara para levar os escolhidos para um lugar melhor algures no espaço, talvez numa nave como a Enterprise. Acreditaram que lhes seriam dados novos corposno novo mundo, corpos assexuados, sem cabelo e dentes, com olhos e orelhas residuais. Para muitas pessoas essas crenças são ilusões de lunáticos e parece inconcebível que alguem normal aceitasse tais crenças a menos que estivesse louco.
Examinadas em pormenor, contudo, as crenças do Heaven's Gate ou da Cientologia não são mais estranhas que as de biliões de pessoas "normais" em relação às suas sagradas religiões. Como alguem notou, as ilusões de um é insanidade, as de alguns são uma seita, as de muitos são uma religião. Perguntar porque alguns acreditam em coisas bizarras como a Cientologia ou Heaven's Gate com os seres extraterrestres e naves espaciais, anjos caídos, etc e não perguntar como se pode acreditar em céu e inferno, anjos e demónios, deuses crucificados, ressurreições, messias, transubstantiação, trindade, etc, parece inerentemente auto-ilusão.
É verdade que os lideres das seitas ou os fundadores religiosos normalmente apresentam sinais de doença mental, como ouvir vozes e ilusões de grandeza. Mas os seguidores não precisam de ser loucos. Alguns são evidentemente perturbados mas a maioria não o é ou a seita não funcionaria. O lider tem de ser extremamente atractivo para os que converte. Deve satisfazer uma necessidade fundamental, mais provavelmente, a necessidade de ter alguem em quem possa confiar, depender ou acreditar totalmente: alguem que possa dar sentido e direção à sua vida; dar-lhe um propósito e significado. Mas acima de tudo, a vida com o messias e os outros membros devem enchê-lo de maravilha. Deve ser óbvio que as pessoas ficam na seita porque se sentem melhor do que se sentiam fora dela. Alguns estudos mostram que um numero significativo de membros de seitas estão deprimidos antes de se juntarem a esta, e esta levanta-lhes o espirito, fá-los sentir melhor. Mesmo se não estão deprimidos, a vida na seita tem de ser mais satisfatória do que a que tinham na vida real com a familia e os amigos.
O aderir a uma seita é mais entrar para um convento do que juntar-se a uma igreja. Compreender o processo de adesão é compreender o processo de conversão. Dois grandes modelos de conversão podem ser estudados comparando Paulo de Tarso e Agostino de Hippo. Nenhum era estupido. Nenhum era doente ou sofreu lavagem do cérebro, mas eram iludidos. Ou dois modelos que rejeitaram as suas religiões tradicionais mas não tinham outra para se converterem: Siddartha Gautama e Maomé. Pode ser verdade que os convertidos estejam num estado receptivo e que depressão, dor, ansiedade, voltas da vida, etc., os possam tornar receptivos a seitas, mas esta "vulnerabilidade" torna-os susceptiveis a muitas coisas: ser enganados por aldrabões, familiares gananciosos, terapeutas sem escrupulos, apaixonar-se pela pessoa errada, ir às compras, etc. Porque é que algumas pessoas veem os vales da vida como oportunidades de subir ao cimo do monte e outras esperam que os socorram? Não sei.
Poque é que alguem rejeita uma teligião tradicional ou a existência secular com a sua perseguição de familia, riqueza, poder e fama? Como pode alguem sentir-se alienado do Cristianismo ou daquilo que a maioria persegue? Porque não ficam todos excitados com a hipótese de ser um hipócrita de Domingo ou de entrar num carro que não pode pagar, ou de ter um trabalho de que não gosta que não lhe paga o suficiente para sustentar a família que o toma por garantido? Porque não ficam todos excitados com a ideia de gastar 50 ou 60 anos acumulando objectos e perseguindo divertimentos? Porque não aceitam o facto de não passarem de átomos e moléculas que um dia se dispersarão e terminarão para sempre a sua existência? Porque não se podem satisfazer com a familia e os amigos, em desenvolver os seus talentos e gozar uma série de prazeres antes de morrerem? Porque é que recusam viver neste mundo imperfeito, com todos os seus perigos?
Quem pode culpar alguem que rejeita a existencia neste mundo? É verdade que podemos pegar num recem nascido e sentir uma infinita esperança, mas facilmente podemos sentir um tremendo desespero. O mundo não é um lugar benevolente ou benigno. Está cheio de perigos e incertezas. Mas tambem é extremamente belo e interessante. Porque escolhem algumas pessoas dizer "não" à vida em vez de "sim" é algo a que não sei responder. Mas acredito que a maioria que diz "não" escolhe-o. Isto não é negar que são usadas tecnicas de comunicação e persuasão pelos recrutadores das seitas. Mas os que como nós escolheram afirmar a vida tambem foram persuadidos; os nossos professores usaram tecnicas para nos levarem à procura do conhecimento e a encontrar satisfação na arte e na natureza. O facto de algumas pessoas aspirarem a mais do que a vida pode dar é tomado como provade que existe uma fonte superior que os atrai. Não penso que o desejo de outra espécie de ser ou de imortalidade prove algo sobre a sua existência ou bondade do objecto do desejo. É o mesmo que afirmar que o desejo prevertido de um pedófilo é a prova de que o seu desejo é bom e deve ser satisfeito.
Porque é que tantas pessoas se entregam de alma e coração a outro, membro do rebanho especial dirigido pelo Verdadeiro Pastor, escape de um mundo de carne e desejos humanos, não sei. Mas porque é que as pessoas se manteem nas seitas é simples: dá-lhes prazer. Podem estar enganados e manipulados. Podem ser usadas tácticas de controle para os manter no rebanho, como cortá-los do contacto com a familia e amigos, reinforço comunal dos dogmas da seita, e inculcar paranoia. Isolamento. Reinforço comunal e o inculcar de paranoia como táctica de controle são usadas por pais com os filhos, lideres politicos com os seus cidadãos, e mesmo terapeutas com os pacientes. Ou seja, as seitas não são os unicos a tentar controlar as pessoas usando estas tácticas.
Os membros das seitas podem gradualmente tornar-se paranoicos e acreditarem que o governo, a familia e os antigos amigos não são de confiança. Podem gradualmente tornar-se mais isolados e militantes. Podem começar a armazenar armas para o Armagedão que se aproxima. Podem-se virar por completo para o seu salvador e dispostos a morrerem ou matarem por ele. Mas ficam porque gostam. Não digo que levem vidas com sentido- penso que perdem o tempo- mas não são lunáticos, estupidos ou zombies. Estão iludidos mas não são loucos. Se achasse que tinham almas diria que são almas desencaminhadas; Mas não. Quando cometem suicidio devemos agradecer que tenham virado o seu ódio do mundo contra eles mesmos e não contra nós.

CONTROLE DE SUA MENTE

Controle da Mente
Controle da Mente é o controle dos pensamentos e ações de outro sem o seu consentimento. Há muitos equivocos quanto a controle da mente. Algumas pessoas consideram que inclui o esforço dos pais quanto à educação dos seus filhos de acordo com os seus padrões sociais, culturais, moral e pessoais. Outras que é o uso de técnicas de modificação de comportamento, quer por auto-disciplina e auto-sugestão, quer através de seminários e clinicas. Outros pensam na publicidade e na sedução sexual como formas de controle da mente. Outros ainda, pensam que é dar drogas debilitantes a uma mulher para se aproveitarem dela enquanto está drogada.
As tácticas de recrutamento das seitas religiosas são chamadas técnicas de controle da mente. Muitos acreditam que terrorristas raptam vitimas que se convertem ou tornam simpatizantes das sua causas sofrendo técnicas de controle (o chamado sindroma de Estocolmo). Do mesmo modo, mulheres que permanecem ou homens que abusam delas são muitas vezes vistas como vitimas de controle da mente. Muitos consideram mensagens subliminares em musicas, publicidade ou em cassetes de auto-ajuda como uma forma de controle. Muitos tambem acreditam no uso de armas laser, infrasons, mivcroondas como emissores para confundir ou debilitar pessoas. Poucos duvidam das técnicas de lavagem ao cérebro dos Chineses durante a guerra da Coreia como uma tentativa de controle da mente. Finalmente, ninguem duvida que seria um claro caso de controle da mente ser capaz de hipnotizar ou programar electronicamente uma pessoa de modo a que executasse os seus comandos sem ter consciência de que era você que controlava o seu comportamento.
Um termo com tantas conotações é quase inutil. Para estreitar o termo a primeira coisa é eliminar como exemplo de controle da mente as actividades em que a pessoa escolhe livremente alterar o comportamento. Controlar o pensamento e as acções de alguem, quer por auto-disciplina, quer com a ajuda de outros, é um tópico importante, mas não é o mesmo que a lavagem ao c+erebro, ou programar alguem sem o seu conhecimento.
Usar a força ou o medo para manipular alguem e levá-la a fazer o que você quer não se deve considerar controle da mente. As inquisições não conseguiram capturar as mentes das suas vitimas. Quando o medo da punição é levantado, as novas crenças desaparecem. Não controla alguem que lhe escapa mal vira as costas.
Tornar uma mulher incapaz de se defender por dorgas e violá-la nessa altura tambem não é controlar. Usar um gerador de frequencia para dar dôres de cabeça a uma pessoa ou a desorientar tambem não é controlá-la. Não controla o pensamento ou acção de uma pessoa só porque pode fazer o que quer ou torná-la incapaz de fazer o que essa pessoa quer. Uma componente essencial do controle da mente envolve controlar uma pessoa, não apenas colocá-la sem controle ou fazer-lhe algo que ela não pode controlar.
Alguns dos populares erros sobre controle da mente originam-se na ficção, como em "O Candidato da Manchuria." Nesse filme, um assassino é programado para se tornar um zombi que responde a um sinal pós-hipnótico, comete o seu crime, e não se recorda de nada posteriormente. Outros livros e filmes apresentam a hipnose como um instrumento para subjugar sexualmente belas mulheres ou programar alguem para ser um zombi correio, assassino, etc.
Outras fantasias foram criadas que mostram instrumentos electronicos ou drogas usadas para controlar o comportamento de pessoas. Claro que foi estabelecido que danos cerebrais, hipnose, drogas ou estimulação do cérebro teem um efeito causal no pensamento, movimento do corpo e comportamento. Contudo o ponto actual de conhecimentos é ainda tão baixo que é impossivel fazer algo parecido com o controle que se faz nas fantasias. Podemos fazer coisas como causar perda de uma memória especifica ou o desencadear de um determinado desejo, mas não podemos fazer isto de um modo não intrusivo ou que signifique controlar uma série de pensamentos, movimentos ou acções. É aceitável pensar que um dia conseguiremos construir um aparelho que, implantado no cérebro, permite controlar estimulos especificos quimicos ou eléctricos. Este aparelho não existe actualmente nem pode existir com o actual estado dos conhecimentos da neurociencia.
Tambem parece haver uma crença crescente de que os EUA, através dos seus ramos militares e agências como a CIA, está a usar uma série de horriveis aparelhos destinados a destruir cérebros. Mencionam-se armas laser, infrasons, radiacões isotrópicas, etc. Já foi estabelecido que agências do governo americano fizeram experiencias em humanos sem o seu conhecimento, com radiações e drogas. As afirmações dos que afirmam terem sido vitimas de experiências de "controle da mente" não devem ser recusadas como impossiveis ou sequer improváveis. Dadas as práticas anteriores e a natureza amoral dos militares e espionagem, tais experiências não são implausiveis. Contudo, essas armas experimentais, que apontam ao desiquilibrio do cérebro, não se devem considerar armas de controle da mente. Confundir, desorientar ou debilitar uma pessoa através de quimicos ou electronicamente, não é controlar a pessoa. Fazer a pessoa perder o controle de si mesma não é o mesmo que ganhar controle sobre ela. É quase certo que nenhum governo é capaz de controlar a mente de alguem.
De qualquer modo, algumas das afirmações não são plausiveis. A crença de que as ondas do rádio ou dos microondas da cozinha podem ser usados para fazer uma pessoa ouvir vozes transmitidas para ela não parece credivel. Sabemos que as ondas de rádio e todo o tipo de frequências estão constantemente a atravessar o nosso corpo. A razão porque ligamos o rádio ou a televisão é porque teem receptores que "traduzem" as ondas em formas que podemos ouvir e ver. Do que sabemos da audição e da visão não permite afirmar que enviando um sinal ao cérebro faça uma pessoa ver ou ouvir algo. Algum dia poderá ser possivel estimular electronica ou quimicamente um especifico conjunto de neurónios de modo a fazer que sons ou visões do experimentador surjam na consciência de alguem. Mas hoje em dia isso não é possivel. Mesmo se fosse possivel, não se segue necessariamente que uma pessoa obedeça a uma ordem para assassinar o seu presidente só proque ouvir uma voz dizer para o fazer. Ouvir vozes é uma coisa. Sentir-se compelido a obedecer é outra. Nem todos teem a fé de Abraão.
Parece haver uma série de paralelos entre os que afirmam terem sido raptados por extraterrestres e os que afirmam estarem a serem controlados por implantes da CIA. Até agora, contudo, o "grupo da mente controlada" não conseguiu encontrar o seu John Mack, o psiquiatra que afirma que a melhor explicação para as afirmações de rapto por ETs é que estas se baseiam em factos e não em ilusões. Uma queixa comum entre os de mente-controlada é que os terapeutas não os levam a sério. Ou seja, dizem que só encontram psicólogos que querem tratá-los da sua ilusão e não ajudá-los a provar que estão a ser controlados pelo seu governo. Não é portanto provável que os "zombies controlados pela CIA " sejam acusados de terem ilusões plantadas nas suas mentes pelos seus terapeutas, visto estes não encararem as suas afirmações seriamente. De facto, muitos estão convencidos de que o tratamento das suas ilusões faz parte de uma operação de encobrimento das experiências que sofreram. Acreditam que o Sindroma da Memória Falsa faz parte da conspiração. Afirmam que esta ideia de memórias falsas é uma maquinação para que as pessoas não os tomem a sério. É dificil de acreditar que não consigam um conjunto de psicólogos incompetentes que aceitem as suas afirmações seriamente.
Numa nota mais ligeira, um dos mitos sobre o controle da mente é a noção de que as mensagens subliminares são efectivos controladores de comportamentos. Apesar da crença no poder dessas mensagens em publicidade e mensagens, as provas da sua eficácia baseia-se em episódios e estudos feitos por partes interessadas. Procurará em vão estudos de controle cientificos que demonstrem conclusivamente a uma pessoa normal que passando mensagens inaudiveis como "não roubarás" em musicas reduz o roubo na sua empresa.
As considerações acima devem tornar claro que aquilo que para muitos é controle de mente é melhor descrito como, por exemplo, modificação de comportamento, disrupção de pensamento, manipulação de comportamento, coação mental, etc. As pessoas não se transformam em zombies por hipnose ou implantes cerebrais. Mais, deve ficar claro que dado o estado do conhecimento neurológico, as técnicas para o controle da mente são rudes e os seus mecanismos mal compreendidos. Portanto, se restringimos o termo controle da mente aos casos em que uma pessoa controla com sucesso os pensamentos ou acções de outra sem o seu consentimento, a nossa lista de exemplos reduz-se a quatro: os recrutadores das seitas religiosas, os maridos que controlam as esposas, o sindroma de Estocolmo e as táticas chinesas na guerra da Coreia.
Mulheres que são brutalizadas pelos maridos ou namorados são são vitimas de controle da mente, mas do medo da violência. Contudo, parece haver muitos casos em que essas mulheres amam genuinamente o seu homem e genuinamente acreditam que ele as ama. Ela fica, tareia após tareia, não porque temam o que ele fará se ela o deixar, mas porque realmente não o quer deixar. Talvez. Ou talvez elas não os abandonem porque dependem dele completamente. Não fica só porque não tem para onde ir. Ela precisa dele e fica porque está completamente dependente dele. Se um homem reduz uma mulher a um estado de dependencia total, ele pode controlá-la. Mas é verdade afirmar que controla a mente dela? Até que ponto pode afirmar-se que ela perde a sua vontade própria? Ele pode reduzir as suas escolhas de modo a que ficar com ele seja a unica opção que ela conhece. Qual a possibilidade disto acontecer? Parece mais provável que ela reduza as suas próprias escolhas racionalizando o seu comportamento e convencendo-se a si mesma que as coisas vão melhorar ou que não são assim tão más. Se um homem não está a usar a força bruta ou a violência para manter uma mulher junto a si, então se ela fica, pode ser devido a escolhas que fez no passado. De cada vez que abusaram dela escolheu ficar. Ele pode ter usado palavras doces para a persuadir a não sair, mas nalgum momento da relação ela esteve livre para o rejeitar. De outro modo, a relação baseia-se na violência e no medo e o controle da mente não é para aqui chamado. Uma mulher que parece sofrer de um abusador não é vitima de controle da sua mente. É vitima das suas escolhas erradas. Devemos simpatizar com ela e dar-lhe toda a ajuda que ela possa pedir. Ela está onde está por infelicifdade e uma série de más escolhas, não devido a ter a mente controlada.
Isto deixa as seitas, raptores e torturadores. Primeiro, as tacticas das seitas diferem substancialmente das dos outros dois. As seitas não costumam raptar os seus adeptos e não é conhecida a tortura como forma tipica de conversão. Isto levanta a questão de saber se as suas vitimas são controladas sem o seu conhecimento. Alguns membros de seitas são membros voluntariosos das suas comunidades. Do mesmo modo, muitos recrutas das grandes religiões não se podem considerar vitimas de controle da mente. Mudar a personalidade e caracter básicos de uma pessoa, levá-la a comportar-se de um modo contraditório ao comportamento de toda a vida, levá-la a alterar as suas crenças básicas e valores, não conta necessariamente como controle da mente. Isso depende de quão activamente a pessoa participa na sua própria transformação. Você e eu podemos pensar que uma pessoa não está boa da cabeça para se juntar a uma seita, mas as ilusões dela não são maiores que as de milhões de crentes das grandes religiões que as abraçaram livremente.
Alguns membros de seitas parecem terem sofrido lavagens ao cérenro e serem controlados ao ponto de fazerem grande mal a si mesmos e a outros em nome do seu lider, incluindo crime e suicidio. Estes recrutas estão muitas vezes num estado de extrema vulnerabilidade quando são recrutados e os recrutadores aproveitam essa vulnerabilidade. Podem estar confusos ou desenraizados devido a circunstancias trágicas das suas vidas. Podem estar mentalmente doentes, emocionalmente perturbados, deprimidos, traumatizados por abuso de drogas ou às mãos de outros, etc. Tais pessoas são extremamente vulneraveis a quem quer controlar os seus pensamentos e acções. São vulneráveis porque não teem controle sobre os seus pensamentos e acções. Não passageiros de um navio a desmantelar-se num mar tempestuoso. O recrutador da seita tem um salva-vidas e sabe-o. Tambem sabe que o passageiro sabe que necessita de um salva-vidas para se salvar. O truque é fazer o passageiro querer a segurança.
As técnicas disponiveis para manipular os vulneraveis são uma legião. Uma é dar-lhe o amor que sentem que não obteem noutro lado. Convencê-los de que através de si e da sua comunidade podem obter aquilo que procuram, mesmo se não faz ideia daquilo que ele procura. Convencê-los que teem de ter fé em si e que você tem fé neles. Convencê-los de que os seus amigos e a sua familia fora da seita são entraves à sua salvação. Isole-os. Só você lhes pode dar aquilo que necessitam. Você ama-os. Só você os ama. Você morreria por eles. Então porque não morreria ele por si? Só o amor pode levá-lo a ganhá-los. O medo é um grande motivador. Medo de que se o abandonam sejam destruidos. Medo de que se não cooperam serão destruidos. Medo de que não consigam sobreviver sózinhos neste mundo. Torne-os paranoicos.
Mas o amor e o medo podem não ser suficientes, portanto tem se usar tambem a culpa. Encha-os de tanta culpa que eles vão policiar os seus próprios pensamentos. Lembre-os que não são nada sózinhos, mas consigo e Deus são Tudo. Encha-os de desprezo por eles mesmos, de modo que eles queiram perder os seus egos. Um Consigo e os Seus. Você não só os despe de qualquer sentido do eu, como os convence de que isso é o ideal. Mantenha a pressão. Não descanse. Humilhe-os de vez em quando. Em breve eles considerarão ser seu dever humilharem-se a si mesmos. Controle o que eles leem, ouvem, veem. Repita as mensagens para os seus ouvidos e olhos. Gradualmente faça-os tomarem compromissos, pequenos de inicio, depois caminhe até ter a sua propriedade, os seus corpos, as suas almas. E não esqueça as drogas, a falta de alimentação, faça-os meditar ou dançar ou cantar, horas seguidas, até que pensem que estão a ter uma experiência mistica. Faça-os pensar "Foste tu, Senhor, que me fizeste sentir tão bem." Não vão querer desistir. Nunca se sentiram tão bem. Apesar de parecerem a nós que estão no Inferno, lá dentro parece que estão no Céu. Que religião não usa o medo e a culpa para fazer as pessoas policiarem os seus próprios pensamentos? E não são os unicos. Alguns terapeutas usam métodos similares para controlarem os seus pacientes. Ambos usam os vulneráveis como presas. Ambos exigem total lealdade e confiança como preço da esperança e cura. Ambos isolam a sua presa da familia e dos amigos. Ambos tentam controlar os seus clientes. Os métodos de recrutamento não são muito diferentes. São os convertidos e os pacientes vitimas voluntárias? Como afirmar a diferença entre uma vitima voluntária e as outras? Se não podemos distingui-las, não podemos distinguir nenhum caso verdadeiro de controle da mente.
Os recrutadores de seitas e outros manipuladores não usam o controle das mente a menos que estejam a privar a vitima da sua força de vontade. Uma pessoa pode dizer-se privada da sua vontade por outro apenas se este introduziu um agente causal que é irresistivel. Como podemos demonstrar que o comportamento de uma pessoa é o resultado de comandos irresistiveis dados pelo chefe da seita? Não é suficiente afirmar que comportamentos que são irracionais provam que a pessoa perdeu a sua vontade própria. Pode ser irracional dar a alguem todas as suas propriedades, devotar a vida a satisfazer os desejos de um chefe divino, cometer suicidio, colocar bombas num metropolitano, porque tal nos foi ordenado, mas como justificar que tais actos são executados por zombies? Pelo que sabemos, os mais bizarros, inumanos e irracionais actos feitos em nome de cultos ou dos deuses foram feitos de livre contade e alegremente. Talvez tenham o cérebro danificado ou sejam doentes. Mas em qualquer dos casos não são vitimas de controle da mente.
Isto deixa para consideração os raptores e inquisidores: os actos de isolamento sistemático, controle sensorial e tortura. Estes métodos permitem limpar o cérebro e escrever as nossas mensagens? Podemos apagar e implantar novos padrões de pensamento e comportamento das nossas vitimas? Em primeiro lugar, devemos notar que nem todos os que foram raptados chegaram a sentir amor a afecto pelos seus raptores. E muito poucos, se algum, dos torturados chegou a passar para o outro lado. Pode ser que alguns sejam reduzidos a uma estado de total dependencia para com os raptores. São colocados numa situação semelhante à infância e começam a criar laços como as crianças fazem com quem os alimenta e conforta. Tambem há o estranho fascínio para com os fortes. Tememo-los, ódiamo-los mesmo, mas muitas vezes queremos pertencer ao seu gang e ser protegidos por eles. Não parece razoável que pessoas que se apaixonam pelos seus raptores, ou que se viram contra o seu país sob tortura, sejam vitimas de controle da mente. Há explicação para o modo como agiu Patricia Hearst e outros em circunstancias semelhantes não se tornariam "Tanya". Mas duvido que o controle da mente tenha algum papel na explicação. Igual para os que sucumbiram à lavagem do cérebro feita pelos chineses e os que não cederam. Poe ser uma fascinate história psicológica, mas duvido que o controle da mente seja parte da compreensão da história.
Parece pois, que se definimos controle da mente como o controle bem sucedido dos pensamentos e acções de outro sem o seu conhecimento, o controle da mente existe apenas em fantasias. Infelizmente, isso não significa que será sempre assim.
Ver canalizar, est, hipnose, mente e Rama

ABERTURA

Esta comunidade foi criada no intuíto de esclarecer sobre a BSGI ou Soka Gakkai, e suas verdadeiras intenções, ajudando pessoas fanáticas e iludidas a conseguirem sair fazendo o caminho inverso da lavagem cerebral e alienação, para pessoas que tiveram suas vidas destruídas e perderam seu tempo sendo usadas e humilhadas para interesses próprios desta organização privada e disfarçada, nos primeiros tópicos um teste para saber se você esta fanático, e dicas para poder se desintoxicar deste mal se libertando e deixando seu carma mais leve de toda esta confusão e distorção desta seita de exploradores e luxo disfarçada de bem humanitária CONSEGUIRAM ENTRAR NA SUA VIDA, MONOPOLIZARAM SUA FELICIDADE TE ILUDIRAM VENDERAM UM KIT DAIMOKU, ORGANIZAÇÃO E GOHONZON FIZERAM VOCÊ ACREDITAR NISSO E QUE SÓ VAI SER FELIZ ATRAVÉS DESTA PRATICA CONTROLAM SUA FELICIDADE TE ESCRAVIZANDO EM SUA ATIVIDADES E LUCRAM COM SUA PRISÃO PSICOLÓGICA, APRISIONARAM SUA MENTE E VIDA E TORNARAM DONOS DE SUA FELICIDADE COMO PROPRIETÁRIOS

Esta Pagina é para todos aqueles que tiveram suas vidas infelizes destruídas por esta seita enganadora que destrói lares e familias com suas atividades arrogantes através de sua lavagem cerebral ,e se tornaram infelizes e perdidas bem descrente da vida e pessoas, adquirindo doênças psicológica e acidentes pelas sua atividades dentro da seita, com falsa ideologia de paz mundial e Humanismo se fez construindo um império monetário e político através de sacrifícios de seus adeptos, para aqueles que perderam suas esperanças sendo recrutado por esta seita que aprisonou sua vida e plantou a semente do ódio em seu coração sem que você percebesse distorceram o sentido da vida e te jogaram para um mundo ilusório, fora da realidade mas de constante trabalho e stress para cada vez mais crescer o império particular Ikeda, disperte !

RELATO DE EXPERIÊNCIA II

A cada contato que tenho com fíeis da bsgi ,mas assustado fico , querendo defender sua seita com todas suas forças oferecendo até suas próprias vidas pela seita e dispostos a cometer qualquer atrocidades , pessoas totalmente confusas e desesperadas , fico pensando nossa ! eles dizem que isto é uma religião , mas não vi até agora nestas pessoas nada que compare a uma religião todos muitos sem compreensão e muito ódio , parece que estão dentro de uma fabrica de ódio , não consigo ver nada de religiosidade entre eles nada de amor ao próximo , fraternidade etc... nenhuma transformação ou bondade Sinto que estão totalmente fechados , parece que seus cérebros estão paralisados não conseguem ouvir nada contra a seita ,só a favor , foi feito um trabalho de lavagem cerebral forte em suas cabeças ,embutiram que esta seita é certa e sagrada, suas mentes estão programadas a defesa neste momento parece que toda mente e pensamento regredi e partem para o ataque imediato como cachorro pitbull querendo mostrar e impor sua tese que veio de única fonte ( a seita) acreditando fielmente sem duvidas do que foi introduzido, todos falando com as mesmas palavras e tese como um coral ou robôs programados, agora sim dou meus parabéns a seita, esta lavagem cerebral que ela consegui aplicar realmente é poderosa, isto não nego , pessoas serias viram marionetes e crianças em suas mãos, permitindo a lavagem como um câncer comendo seus cérebros lentamente sem piedade de defesa

UM TESTE PARA SABER SE VOCÊ JÁ ESTA FANÁTICO

1 - PENSAR QUE A ORGANIZAÇÃO BSGI É A COISA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA

2 - TER O QUADRO DO PRESIDENTE IKEDA NA PARECE EM UM LUGAR PRIVILEGIADO DA CASA

3 - TER UM ORATÓRIO ENORME DENTRO DE SUA CASA COMO O PRINCIPAL MOVEL DE SUA CASA

4- PENSAR QUE VAI FICAR RICO ATRAVÉS DESTA PRATICA

5- FAZER ATIVIDADES TODOS OS DIAS DA SEMANA

6- DEIXAR SEUS AMIGOS E PARENTES EM SEGUNDO PLANO, SUBSTITUINDO PELA ORGANIZAÇÃO

7-PENSAR QUE O PRESIDENTE IKEDA É UM DEUS VIVO E MILAGROSO

8- REZAR TODOS OS DIAS MANHÃ E NOITE E VARIAS HORAS DE DAIMOKU PENSANDO QUE VAI RESOLVER SEUS PROBLEMAS

9-DEIXAR DE TRABALHAR OU DE FAZER ALGUMA ATIVIDADE PARTICULAR PARA FAZER REUNIÕES OU DAIMOKU

10- CONTRIBUIR COM DINHEIRO( KOFU) OU OUTRO TIPO DE DOAÇAO SEM SABER OU QUESTIONAR PARA ONDE VAI ESTE DINHEIRO10- CONFIAR PLENAMENTE QUE TODAS SUAS CONTRIBUIÇÕES VAI PARA SEU DEVIDO FIM

11- ACHAR QUE TODO MUNDO DEVERIA PRATICAR PARA TRANSFORMAR O MUNDO EM LUGAR MELHOR

12-ACHAR QUE TUDO QUE TE PERTENCE É PARA O KOSSEN RUFU E DE USO DA ORGANIZAÇÃO

13-SE APROXIMAR DAS PESSOAS SEMPRE NA INTENÇAÕ DE FAZER CHAKUBUKO

14-ACHAR QUE A ORGANIZAÇÃO É UMA VITIMA E DEVE SER PROTEGIDA

15-SÓ SE SENTE BEM NO MEIO DAS ATIVIDADES E AMIGOS DA ORGANIZAÇAO

16- PENSAR QUE A ORGANIZAÇÃO É A PRÓPRIA SOCIEDADE E QUE OS CARGOS VAI REVOLUCIONAR SUA VIDA

17- SER ARROGANTE POR SER MEMBRO DA MESMA

18- INVENTAR BENEFÍCIOS PARA FAZER MARKETING DA ORGANIZAÇÃO

19- BEBER A AGUA DO ORATÓRIO E COMER SUAS FRUTAS PARA SARAR DOÊNÇAS


20- PENSA QUE É UMA PESSOA ESPECIAL SÓ PORQUE PRATICA A SEITA E QUE É UMA PESSOA DE BOA SORTE

22- ACREDITA FIELMENTE QUE O PEDAÇO DE PAPEL É SUA PRÓPRIA VIDA

23- NAO C0NSEGUI FALAR EM OUTROS ASSUNTOS , SÓ PALAVRAS DA SEITA

24- SEMPRE USAR ORIENTAÇÕES DO IKEDA EM TODAS AS CONVERSAS E QUER ORIENTAR TODAS AS PESSOAS AO SEU REDOR

25- FAZER DAIMOKU MENTALMENTE EM TODAS SITUAÇÕES DO DIA OU NOITE

26 - VIVER DE APARÊNCIAS PARA MOSTRAR QUE ESTA BEM PARA NINGUEM DESCONFIAR QUE ESTA INFELIZ DENTRO DA SEITA COM MEDO DE NÃO ESTAR SENDO UM EXEMPLO E NÃO CONSEGUIR FAZER CHAKUBUKOS

27 - INVENTAR BENEFÍCIOS PARA FAZER MARKETING PARA A SEITA

28 - NÃO TOMA REMÉDIOS POIS PENSA QUE VAI SARAR SÓ COM A REZA

-Pensar que o Ikeda e dirigentes são santificados
-Se isola dos grupos sociais ,não consegui se entrosar com outras pessoas
-Acha o Ikeda um Deus vivo , encarnação viva do buda
-Acha a seita centro do mundo e quer achar vestígios dela em qualquer coisa
-Quando entra em uma casa e vê um movel já pensa e vê um oratório
-Introduz em todas suas conversas palavras e orientações do Ikeda como se estivesse em uma reunião
- Só se sente bem no meio de reuniões e membros
-Tem certeza que esta seita pode salvar o mundo
- Pensa estar transportado quando reza ao pedaço de papel ,pensando ter atingido o nirvana
-Consegui fazer kyoti myogo concentração maxima de loucura onde desaparece o mundo e perde o chão como se estivesse frutuando e só consegui enxergar as letras do santo gohonzon, que é um momento de stress e cansaso de tanto olhar para um ponto fixo
-Pensa em construir kaikan ou aumentar sua casa para dar conforto aos membros
-Faz reuniões em sua casa deixando sempre aberta para todo tipo de atividade como se fosse um kaikan
-Distorceu e perdido já não sabe mais o que te pertence e o que é da organização pensando que tudo é do kossen rufu e propriedade da bsgi
-Pensa que todo seu dinheiro e bens é para uso e fruto da seita
-Não questiona para onde vai suas doações (kofu)
- Doa o máximo de dinheiro mesmo não tendo
-Se acha especial e superior só porque é desta seita
-Coloca a seita em 1 lugar antes da família e amigos
-Tem planos futuros baseados na seita, como treinamentos no Japão e objetivos de nunca deixar a seita
-Acha a seita Milagrosa e fiel
-Pensa que a organização é sempre uma vítima e deve protegê-la com sua própria vida de inimigos ( imaginários)
-Acha que sua felicidade só pode ser alcançada por esta seita
-Não toma remédios pois acha que pode sarar só com a reza
-Quando assiste filme ou televisão , vê os artistas como membros da gakkai e pensam que saõ realmente
- Esconde seus problemas e doênças por pertencer a uma seita com medo de danificar a imagem
- acha que seu cargo de dirigente vai transformar sua vida
- Quer ficar rico através da seita
- Pensa que achou um tesouro especial ( pedaço de papel) e por isso é uma pessoa especial
-Acha que todo os erros é das pessoas e isenta sempre a seita
- Acredita que o Gohonzon é um santo mesmo que pode solucionar todos seus problemas
-Não questiona nada sobre a vida do ikeda achando ser um homem santo e puro
-Não acredita em nenhuma critica sobre a seita e aceita as desculpas de defesa fs organização seita
- Não questiona de onde vem o Gohonzon como é escrito e por quem
- Acredita que o dinheiro de conforto e luxo dos altos dirigentes venha de seus próprios trabalhos ou herança de familia como costumam justificar
- age como se tivesse um ship psicologico da seita introduzido em seu cerebro nas mãos da seita
para defender com a própria vida calunias ou opiniões contraria a seita
-pensa em casar ou namorar só com gente da seita
-Acha que todas as pessoas da seita tem boa sorte
-Senti que sempre esta em debito com seita e sempre quer retribuir mais e mais
-Pensa que a reza corta o carma
-se deixar a Seita sua vida perde o sentido
-Impor que todos da sua familia e pessoas ao redor pratique
- Faz muito objetivos e promessas de pratica
- Para todo problema encontrado enfia mais a cabeça dentro da seita pensando que mais pratica vai ser a solução de tudo
- NUNCA ESTÃO EM CASA ,SEMPRE FAZENDO ATIVIDADES , PRINCIPALMENTE NOS FINAIS DE SEMANA
- SEMPRE TEM PROBLEMAS EM CASA COM RELACIONAMENTOS
- MULHERES FANÁTICAS SEMPRE ESTÃO SOZINHAS OU DIVORCIADAS,DECIDEM DEIXAR SEUS COMPANHEIROS
- SEMPRE ATRIBUE PROBLEMAS AO LOCAL ONDE PRATICA ,MAS NUNCA PARA SEITA
- VIAJAM MUITO , E SEMPRE QUER ENTRAR EM CONTATO COM OUTROS MEMBROS DE OUTRAS CIDADES OU PAISES,FAZER ATIVIDADES EM OUTROS LUGARES
- SEMPRE ACHAM QUE OS PROBLEMAS ESTÃO NAS PESSOAS
- ACHA A SEITA PERFEITA CONSEGUE VER PROBLEMA E DEFEITOS EM TODOS OS LUGARES E PESSOAS ,SÃO INTELIGENTES ,MAS NÃO CONSEGUE VER NADA CONTRA SUA SEITA, E QUANDO VÊ FICA CONFUSO E PERDIDO
- FANÁTICOS ADEPTOS PENSAM E FALAM TODOS IGUAL, ESTÃO PROGRAMADOS PELA SEITA COMO ANDROIDES E PRONTO PARA ATACAR QUALQUER COISA CONTRA A SEITA
- EX MEMBROS SÃO PERSEGUIDOS E SEPARADOS DE OUTROS PARA NÃO INFLUÊNCIAR PARA NÃO PERDER ADEPTOS PRINCIPALMENTE OS NOVOS
- EX MEMBROS OU PESSOAS QUE VÃO CONTRA AO MOVIMENTO SÃO VISTO COMO LOUCOS E CALUNIADORES

-Assina impressos para dar de presente
- Acha merecido um dirigente ser burguês ,mesmo com muita inveja
- Quer que todas as pessoas entenda e aplauda seu movimento de seita
- Contribui com boatos de procedência suspeitosa só para promover a seita,como artistas praticantes e relatos fantasiosos assim como boatos de castigos e maldições para aqueles que se afastaram da mesma
- Acha a que seita é a propria sociedade
- Pensa que não existe lucros na seita e que ninguem usufrui destes
- Não acredita em ninguem só o que vem da seita
- Fica com peso na consciência quando deixa de fazer qualquer atividade ou reza
- Refuta qualquer pensamento ruim referente a seita com medo de perder a boa sorte que pensa que acumulou
- Ñão tem pensamentos próprios
- Doa porcentagem de seu salário na esperança de receber em doblo
- Pensa de dar sua vida a causa
- Corre atrás do carro do ikeda pensado que traz boa sorte ou pensar em tocar nele
- Acha que tudo que se fala da seita é mentira
- Querer viver em festa copiando a organização festejando qualquer coisa
- Caluniar outras religiões
- Viver stressado todos os dias como se estivesse em um movimento de gakkai
- Acreditar que a lei de causa e efeito só pega nos outros e por praticar se acha protegido
- Acha que o quadro do ikeda traz boa sorte assim como o quadro de sua esposa e filho
- Não questiona como é o dia da familia real ikeda e acredita em tudo que falam a seu respeito
- Acredita que atingira o nirvana



quarta-feira, 13 de agosto de 2008

SEITAS E ADEPTOS

SEITA E ADEPTOS
ADEPTOS NUNCA DESISTEM DE TENTAR CONVERTER PESSOAS PRÓXIMAS QUANDO ESTES ESTÃO MAIS NECESSITADOS.
ADEPTOS SE SENTEM ORGULHOSOS E PRIVILEGIADOS POR PERTECEREM A SEITA
ADEPTOS COMPETEM UNS COM OUTROS SENTEM INVEJA DE SEU IRMÃO DE FÉ SEITAS ORIENTAIS SÃO RACISTAS E PRECONCEITUOSAS DE FORMA OCULTA SE ESCONDEM PARA NÃO PERDER ADEPTOS
ADEPTOS NÃO PERCEBEM QUE SUAS IDEOLOGIAS E UTOPIAS DE MUNDO INTRODUZIDOS PELA SEITA ESTÃO FORA DOS PADRÕES SOCIAIS
A SEITA SOKA GAKKAI CRITICA O POVO BRASILEIRO SUAS RELIGIÕES E CULTURAS PARA IMPOR SUA FORMA NIPÔNICA PARA ESCRAVIZAR E OBTER MAIS LUCROS
A SEITA SOKA GAKKAI NÃO ACREDITA EM DEUS E ODEIA O DEUS CRISTÃO E USA UMA FORMA CONFUSA PARA JUSTIFICAR E PENETRAR NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A SEITA SOKA GAKKAI SÃO ISENTOS DE AMOR AO PRÓXIMO NÃO AJUDA E NÃO PRATICA A CARIDADE ,SÃO MATERIALISTAS E CALCULISTAS, NÃO PERDOA SE VINGA COM SEU CORAÇÃO DURO USA O LEMA DENTE POR DENTE OLHO POR OLHO, SÃO FECHADOS PARA DOAÇÕES A NÃO SER EM BENEFÍCIO PRÓPRIO,OU DOAÇÕES DOS LIVROS DO IKEDA QUE É USADO PARA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO SEITAS PRECISAM TER CONTATO CONSTANTE COM SEUS FÍEIS PARA MANTÊ-LOS ALIENADOS ,POR OUTRO LADO OS MAIS DISTANTES DESISTEM DA FÉ, POR ESTE MOTIVO QUE EXISTEM TANTAS ATIVIDADES ,REUNIÕES EXALTIVAS E LONGAS PARA REFORÇAR SUAS TÉCNICAS

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

SEITA E ADEPTOS

ADEPTOS RECEBEM ORDENS EM FORMA DE PEDIDO
ADEPTOS SOFREM COM A REJEIÇÃO SOCIAL CONTRA SEU MOVIMENTO
ADEPTOS NÃO SABEM QUE ESTÃO DENTRO DE UMA SEITA
TODOS MÉRITOS SOCIAIS OU PROGRESSO DO ADEPTO SÃO BENEFÍCIOS PELA PRATICA DA SEITA, CASO CONTRARIO É RESPONSABILIDADE DO ADEPTO
SEITAS SEMPRE ACUSAM MEMBROS POR NÃO CONSEGUIREM O QUE QUER ATRIBUINDO SUA RESPONSABILIDADE EM SUA PRATICA , PROCURANDO ERROS E DEFEITOS EM SEU COMPORTAMENTO , ATITUDES,CARATER ASSIM COMO EM PENSAMENTOS E MENTE E SUA FÉ
SEITAS IMPÕE VISÃO DISTORCIDA DE MUNDO
FAMOSOS E GENTE COM BOA CONDIÇÕES FINANCEIRAS SÃO O ALVO PRINCIPAL DAS SEITAS

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

sites sobre a seita soka no mundo

Soka Gakkai: esperienze, documenti e articolihttp://kritika.freewebsites.com http://sokagakkai.splinder.comAssociazione Vittime della Soka GakkaiSito ufficiale internazionale [in Inglese]http://www.toride.org/eindex.html Denunce sulle attività della Soka Gakkai [in Inglese]http://www.proudblackbuddhist.org/Ikeda/ http://www.freedomofmind.com/http://www.rickross.com/groups/gakkai.html http://sokaissues.info/ enviar recado cancelar apagar 3 ago (22 horas atrás) seita: oba mais uma pagina de seitas , como sempre a soka esta na lista , só que esta em frances, logo traduziremos para voceshttp://www.prevensectes.com/soka.htm www.fiorediloto.org


setagaya.wordpress.com/2008/07/22/ cointelpro-operation-of-cult-soka-gakkai-that-surrounds-my-home/
yellowpeep.blogspot.com/2006/ 05/soka-gakkai-cult-rules-japan.html –

domingo, 3 de agosto de 2008

DE QUEM É A BSGI

DE QUEM É A BSGI ?

-SEITAS GERALMENTE TEM UM DONO PROPRIETÁRIO QUE RETEM TODOS OS LUCROS E DECISÕES E PODEM DIVIDIR SEUS LUCROS COM AJUDANTES DE SUA CONFIANÇA ,A SOKA GAKKAI É UMA EMPRESA JAPONESA ( MULTI NACIONAL) FECHADA EM SUA ADMINISTRAÇÃO COM REPRESENTANDES JAPONESES ESPALHADOS PELOS PAISES ONDE ELA POSSA ENTRAR NO QUAL PESSOAS NATIVAS DE CADA PAIS NÃO PARTICIPA DE SEUS RENDIMENTOS E NUNCA PODEM ADMINISTRAR SEUS BENS, NO CASO DA BSGI ACONTECE O MESMO NÃO EXISTE UM ADMINISTRADOR BRASILEIRO COM O PODER DA SEITA EM SUAS MÃOS E RENDIMENTOS , SÓ EM CARGOS SUBORDINADOS, ESTE CARGO DE PODER SEMPRE PERTENCE A PESSOAS ENVIADAS DE CONFIANÇA DA SEITA QUE ESTA NAS MÃOS DE JAPONESES

sábado, 2 de agosto de 2008

FANATISMO

ADEPTOS CONTINUAM E FICAM EM SUAS SEITAS NÃO PORQUE QUEREM ESTAR AI E SIM POR SUAS MENTES ESTAREM APRISIONADAS

COMO SE CURAR DO FANATISMO

EX-MEMBROS E PESSOAS QUE DEIXARAM SUAS SEITAS PODEM APRESENTAR VARIOS SINTOMAS COMO DISTURBIOS PSICOLOGICOS, DEPRESSÃO ,DISTURBIOS DO SONODESANIMO, REVOLTA,AMARGURAS ETC.. EM ALGUNS CASO O SUICIDIO, ATRAVESSAM PROBLEMAS EMOCIONAIS E FINANCEIROS POR TER DEIXADO SUA VIDA DE LADO PARA SE DEDICAR A SEITA, LEVANDO UM CHOQUE DEIXANDO SUAS ILUSÕES INFILTRADA PELA SEITA TENDO QUE VOLTAR A SUA REALIDADE É UM CHOQUE TOTAL DE NOVOS VALORES E CONCEITOSSEITAS DEVEM PAGAR SEUS TRATAMENTOS PSICOLOGICOS E INDENIZAR PELOS DANOSCAUSADOS

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

como identificar uma seita 4

SE ESFORÇAM PARA NÃO ENTRAR NENHUMA INFORMAÇÃO CONTRA OU ACUSAÇÃO EM MEIOS A SEUS ADEPTO, E QUANDO ENTRA DISTORCE A VERDADE E OFERECE SUA VISÃO DISTORCIDA PARA CONSERVA-LOS NA SEITA- SEMPRE JOGA E USA SEUS ADEPTOS NA DEFESA DE SEUS PROPOSITOS E INIMIGOS INFILTRANDO ODIO- DIFICILMENTO SEUS ADEPTOS FICAM SABENDO DA VERDADE DOS FATOS REFERENTE A SEITA QUANDO SÃO ATACADOS OU CALUNIADOS E DE SEUS ERROS DISTORCE OS FATOS- PERCEGUEM EX-MEMBROS PARA AFASTA-LOS DE SEUS ADEPTOS COM MEDO DE INFLUÊNCIA-LOS- O LIDER SUPERIOR SEMPRE ESTA ACIMA DO PROPRIO SANTO ( GOHONZON)- PESSOAS QUE FALAM A VERDADE DA SEITA , SÃO CHAMADOS DE LOUCOS